Diabetes, Obesidade e Câncer - Tripla ameaça a saúde: Como a alimentação pode auxiliar?
- Cintia Silva
- 1 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

Cerca de metade das pessoas com diagnóstico de #diabetes tem #obesidade. Estudos observacionais que usaram marcadores genéticos associados à obesidade ou adiposidade relataram associações com vários tipos de #câncer. Estima-se que, como fatores de risco independentes, obesidade e diabetes são responsáveis por 5,7% da incidência de todos os cânceres e podem variar segundo a raça e etnia.
Com o aumento da prevalência de obesidade e diabetes, intervenções clínicas e de saúde pública são urgentemente necessárias.
Como é possível prevenir?

Estudos observacionais relatam que a perda de peso (auto-relatada como intencional) está associada a uma redução de 12% no risco de câncer. Modificações no estilo de vida (7% de perda de peso e 150 minutos por semana de atividade física) têm sido associado a redução da progressão de pré-diabetes para diabetes em 58%. Além disso, algumas pesquisas têm demonstrado resultados promissores quanto ao papel da #alimentação na #prevenção e controle destas patologias devido a presença de compostos que apresentam propriedades biológicas como: atividade #anticâncer e #antidiabética, melhora de perfil lipídico do sangue e regulação da saúde intestinal.
Alimentos como: Alho, alho-poró e cebola (saúde cardiovascular), Uvas e chia (anti-hipertensivo), berinjela e framboesa (anticâncer), mirtilo e aveia (antidiabético) e romã (controle colesterol) devem ser incluídos na dieta e podem auxiliar na prevenção de doenças.
Referências:
Brown, J. C. et al. (2021). Obesity, 29(6), 954-959.
Samtiya, M. et al. (2021). Foods, 10(4), 839.
Commentaires