Como manter o estado nutricional saudável em tempos de pandemia?
- Cintia Silva
- 12 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Muitos estão se perguntando sobre o papel da nutrição durante esta pandemia.
Dentre as principais dúvidas destacam-se: se o novo coronavírus pode ser transmitido por meio dos alimentos e se há necessidade de suplementação de vitaminas e minerais para prevenir esta doença.
Quanto a transmissão do vírus por alimentos a resposta é NÃO. A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority – EFSA), quando avaliou esse risco em outras epidemias causadas por vírus da mesma família, concluiu que não houve transmissão por alimentos. Assim sendo, uma das estratégias mais importantes para evitar a exposição é redobrar os cuidados com a higiene. Os cuidados básicos na manipulação de alimentos previnem uma série de outras doenças além do COVID-19.
Em relação ao uso de suplementos alimentares, pesquisas mostram que a maioria das pessoas consome dietas que não atendem às diretrizes nacionais - geralmente por causa da disponibilidade ou do custo.
Atualmente, a pandemia de COVID-19 em curso provavelmente colocará muito mais pessoas em risco de insegurança alimentar e tornará o consumo de uma dieta saudável ainda mais difícil. Sabemos há muito tempo que a nutrição está intrinsecamente ligada à imunidade e ao risco e gravidade de infecções. Indivíduos mal nutridos correm maior risco de várias infecções bacterianas, virais e outras. Por outro lado, infecções crônicas ou graves levam a distúrbios nutricionais ou pioram o estado nutricional das pessoas afetadas. Portanto, é imperativo que todos prestemos atenção à nossa dieta e estado nutricional durante a pandemia contínua do COVID-19. Além disso, o curso clínico da doença de COVID-19 tende a ser mais grave entre indivíduos mais velhos e entre pessoas com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer, que estão parcialmente relacionados à nutrição. Embora não tenhamos dados sobre os efeitos dos suplementos nutricionais sobre o risco ou a gravidade do COVID-19, as evidências existentes indicam que suplementos de vitaminas e minerais podem reduzir o risco ou a gravidade de algumas infecções virais, particularmente entre pessoas com fontes alimentares inadequadas.
Para saber se você precisa ou não de suplementação procure um nutricionista!
Comments